Tuberculose pós-primária

 

 
Peça R-16.  Nódulo tuberculoso calcificado no ápice pulmonar ou nódulo de Puhl. 
         A grande maioria das lesões tuberculosas ocorre em adultos e não evolue diretamente a partir do complexo primário. Admite-se que, em geral, as lesões em adultos derivem de reativação de focos tuberculosos implantados na fase primária, e que permanecem quiescentes até que uma baixa de resistência permita novo crescimento bacilar. A isto se chama tuberculose pós-primária
            Nesta peça, o pequeno nódulo esbranquiçado no ápice pulmonar representa uma lesão tuberculosa que reativou-se a partir de um foco quiescente (ver quadro abaixo) mas não progrediu. A necrose caseosa sofreu calcificação e encapsulou-se. Esses nódulos apicais são chamados nódulos de Puhl, enquanto que os da tuberculose primária situados na região média são chamados nódulos de Ghon.  Neste caso a evolução foi favorável. Contudo, a lesão pode progredir, levando à formação de uma caverna (quadros seguintes). 

 
A tuberculose pós-primária afeta mais a região superior dos pulmões
  •         Na grande maioria dos casos as lesões pós-primárias localizam-se no ápice pulmonar (ao contrário das lesões primárias, sediadas na região média). Isto seria devido à natureza estritamente aeróbica do BK, e a que a concentração de oxigênio é maior no ápice que em outras regiões do pulmão. Isto ocorre apesar de os ápices serem menos ventilados. 
  •         A solução para este paradoxo seria que, devido à posição erecta do homem,  a força da gravidade torna o fluxo sanguíneo pulmonar maior nas bases que no ápice. Como o fluxo pelo pulmão é basicamente de sangue venoso, que retira oxigênio dos alvéolos, o oxigênio nas regiões apicais é menos extraído que o de outras regiões. Por isso, a tensão de oxigênio é maior no ápice, favorecendo crescimento dos bacilos. 
  •         Os focos que se reativam na fase pós-primária já teriam sido semeados durante a disseminação hematogênica que ocorre na fase primária (não havendo, na grande maioria dos casos, a evolução grave conhecida como tuberculose primária progressiva, ver quadro anterior). 

 
Lâmina deste assunto
Lâminas - lista
Lâminas - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Peças - lista
Peças - minis