Cistadenocarcinoma seroso 
papilífero do ovário
Lam. A. 369

 
 
Imagem escaneada da lâmina, mostrando segmentos da parede de um tumor cístico originado no ovário. As projeções papilíferas estão voltadas para o interior do cisto; são constituídas por tecido neoplásico maligno. A superfície externa é lisa. 

 

 
 
ÁREA  PAPILÍFERA As projeções papilíferas são constituídas por células do tipo seroso, cúbicas, que se dispõem ao longo de eixos conjuntivo-vasculares. A celularidade é muito maior que no cistadenoma seroso papilífero, que é a forma benigna deste tumor (ver lâmina anterior, A. 104).  A quantidade de tecido conjuntivo, ou seja, de estroma é proporcionalmente menor.  As células neoplásicas mostram atipias nucleares, nucléolos evidentes e mitoses.  Além do tipo seroso (ou seja, lembrando o epitélio da trompa), os cistadenocarcinomas podem ser mucosos (lembrando a endocérvice ou o epitélio intestinal) ou endometrióides (semelhantes ao endométrio), segundo as outras formas de diferenciação do epitélio mülleriano (não são encontradas no presente exemplo).
 
ÁREA  GLANDULAR Grande parte do tumor é constituído por células em arranjo glandular, ou seja, formando tubos ou ácinos com luz, e também por áreas sólidas. Quanto maior a proporção de áreas sólidas maior a chance de malignidade.

 
Peças de tumores epiteliais do ovário

GF-55 Cistadenoma seroso 
GF-64 Cistadenocarcinoma seroso papilífero bilateral  (corresponde a esta lâmina)
GF-37 Cistadenocarcinoma mucinoso  bilateral 
GF-57 Cistadenocarcinoma mucinoso  (peça única) 


 
Peças deste assunto: ver acima
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis