Astrocitoma pilocítico de medula espinal
Masc.  38 a.  Há 1 ano, dor tóraco-lombar após levantar peso, evoluindo com parestesias em MMII há 6 meses e dificuldade para urinar há 15 dias, com retenção urinária.  Exame neurológico:  hipoestesia de MMII; força muscular e reflexos ósteo-tendíneos normais. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
Aumento do volume da medula, estendendo-se por 12 cm desde T10 até o cone medular, causado por lesão intramedular hidratada (hiposinal em T1/ hipersinal em T2) e com áreas heterogêneas de impregnação pelo gadolínio, que ocupa toda a extensão transversal da medula.
Acima da lesão, a medula apresenta-se com alteração do sinal de relaxação magnética (hiposinal T1/ hipersinal no TR longo) comprometendo principalmente sua região central (isquemia e/ou edema). 
CORTES SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE. Mostram lesão sólido-cística  impregnada em localização intramedular no nível T12. 
Comparando-se as três seqüências, notam-se dois cistos, sendo que o de cima apresenta impregnação anular por contraste. Toda a lesão é muito hidratada,  aparecendo brilhante na seqüência com TR longo (T2). 
T1 T1 C T2

CORTES  AXIAIS,
'Scout'
para orientação
T1 SEM CONTRASTE
T1 COM CONTRASTE
T2. Demonstra o alto grau de hidratação da lesão. Na última imagem (embaixo à D), já fora da medula, imagem das raízes da cauda eqüina (pontos de ausência de sinal) no líquor (brilhante). 
CORTES  AXIAIS, montagem comparativa em sentido superior-inferior. 
O primeiro corte mostra no T2 hipersinal na porção central da medula, indicando maior hidratação, e provável lesão pela proximidade do tumor.  O tumor aparece a partir do segundo corte como área central hipointensa em T1, hiperintensa em T2, com impregnação periférica, e mantém-se nos cortes seguintes com variações de contorno e da proporção entre os componentes sólido e cístico. 
T1 T1 C T2
T1 T1 C
T1 T1 C T2
..
Para histopatologia deste caso, clique  »
Este assunto na graduação Banco de imagens: glioma de nervo óptico Texto ilustrado sobre astrocitomas pilocíticos Características de imagem 
dos astrocitomas  pilocíticos
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE