Astrocitoma pilocítico agressivo de cerebelo com extensa disseminação às leptomeninges e parênquima. - 3. HE

 
Aspecto geral do tumor  .
Neoplasia astrocitária de padrão protoplasmático em praticamente toda a amostra. Células pequenas, com curtos prolongamentos, não raro formando agrupamentos separados por focos de degeneração microcística. 
..
Padrão protoplasmático  com degeneração microcística. O chamado padrão protoplasmático com degeneração microcística é um dos dois padrões histológicos vistos nos astrocitomas pilocíticos. O outro, o padrão pilocítico propriamente dito, não foi encontrado neste espécime, mas é comum a coexistência de ambos.  O padrão protoplasmático com degeneração microcística também pode ocorrer nos astrocitomas difusos.  Contudo, neste caso, em vista da localização cerebelar, interpretamos o tumor como um astrocitoma pilocítico com padrão protoplasmático predominante ou exclusivo.  Havia no espécime um único pequeno fragmento de córtex cerebelar, que não se mostrava infiltrado pelo tumor (não demonstrado aqui). 
Os astrócitos tumorais eram de aspecto regular, os núcleos com discretas atipias, cromatina densa uniformemente distribuída, e citoplasma escasso com prolongamentos curtos formando um reticulado frouxo. Não foram observadas figuras de mitose ou áreas de necrose. Não havia no aspecto histológico elementos que permitissem antecipar comportamento agressivo. 
..
Proliferação  vascular. 

Era um dos aspectos mais chamativos deste tumor. Os capilares eram espessos, com hiperplasia endotelial, e formavam grandes tufos glomerulóides, ou cresciam aparentemente ao longo de superfícies, dando aspecto em guirlandas.  Variantes destes padrões foram observadas em toda a amostra. 

..
Aspectos glomerulóides.  Capilares formam tufos lembrando glomérulos renais.  Os aspectos eram em tudo semelhantes aos observados nos gliomas difusos de alto grau dos hemisférios cerebrais (glioblastoma multiforme).  Contudo, glioblastomas ocorrem quase sempre fora do cerebelo e são altamente agressivos, de crescimento rápido, apresentando atipias mais acentuadas, figuras de mitose e áreas de necrose.  No presente caso, o tumor, como se depreende dos exames de RM, é originado no cerebelo e, apesar do caráter infiltrativo, teve crescimento muito mais lento que o de um glioblastoma (pelo menos 2 anos documentados por exames de imagem, e provavelmente bem mais). 
Aspecto em guirlandas.  Os capilares proliferados alinham-se ao longo do que parece ser a superfície de uma cavidade ou cisto dentro do tumor.  A disposição linear lembra festões, grinaldas ou guirlandas de flores. Este aspecto é observado comumente em astrocitomas pilocíticos e já temos vários exemplos nestas páginas. 
..
Trombose.  Em alguns pseudoglomérulos havia trombose de pequenos vasos, lembrando o que ocorre no astrocitoma difuso de alto grau (glioblastoma multiforme). 
..
 Para mais imagens deste caso: RM IH
Este assunto na graduação Banco de imagens: glioma de nervo óptico Texto ilustrado sobre astrocitomas pilocíticos Características de imagem 
dos astrocitomas  pilocíticos
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE