Atlas Básico  de
Neuroanatomia  Humana
..
NOTAS  RELEVANTES

Colaboração bidepartamental.   Esta coleção de imagens digitais de sistema nervoso central humano é fruto da colaboração de dois Departamentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  A Profa. Maria Júlia Marques é professora de Neuroanatomia do Depto. de Anatomia do Instituto de Biologia, e tem utilizado este material ao longo de vários anos nos seus cursos de graduação para Medicina, Biologia,  Enfermagem, Fonoaudiologia, entre outros, ministrados pela UNICAMP.  O Prof. Luciano de Souza Queiroz é professor de Neuropatologia do Depto. de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da mesma instituição e montou, em associação com o Biólogo Rogério Augusto Paes, e os Profs Verônica de Araújo Zanardi e José Ribeiro de Menezes Netto do Depto de Radiologia,  um site didático de Neuropatologia e Neuroimagem, no ar desde abril de 2000.   Sendo a Anatomia a base da Anatomia Patológica, e tendo o Prof. Luciano longa amizade com o Depto de Anatomia do IB, surgiu a idéia de um site didático de Neuroanatomia.  O presente material é o resultado destes esforços. 

Preservação da memória.   Este site de Neuroanatomia visa, além da finalidade didática,  resgatar e preservar a coleção de lâminas de Neuroanatomia do acervo do Depto. de Anatomia do IB - UNICAMP.  Algumas imagens foram fotografadas de preparados dos anos 1950 e '60, trazidos de outras instituições pelos professores que fundaram o Depto. em 1963.  Hoje, este material está cada vez mais raro, as técnicas não são mais utilizadas, nem há funcionários treinados para executá-las. Apesar do tempo, muitas lâminas estão ainda admiravelmente conservadas e oferecem excelente oportunidade para o estudo e compreensão do sistema nervoso central humano. Alguns preparados (na forma de diapositivos) pertenciam à coleção particular do Prof. Luciano. Os melhores exemplos das duas fontes foram reunidos aqui. A quantidade de imagens foi mantida em um mínimo, visando os cursos de Graduação a que este Atlas se destina. 

Velhos mestres.   É indispensável externar nosso reconhecimento aos antigos mestres da Instituição, dentre os quais destacamos a Profa. Dra. Vilma Cloris de Carvalho, a primeira professora de Neuronatomia da UNICAMP, hoje aposentada.  Formada pela Faculdade de Medicina do Recife, foi ela quem lançou os fundamentos e traçou os caminhos para a edificação do que hoje temos. Foi professora, na Graduação, dos dois organizadores deste site.  Dona de entusiasmo contagiante e sólido conhecimento, aliados a excepcional didática, tornou-se um exemplo de dedicação e ideal que ainda hoje norteia nosso modesto trabalho. 

Sobre a orientação dos cortes.  Cortes anatômicos do sistema nervoso central são orientados em três planos ortogonais: o plano transversal (chamado de axial pelos radiologistas em estudos de imagem - tomografia computadorizada e ressonância magnética),  o plano frontal (ou coronal, em métodos de imagem) e o plano sagital.  Em relação aos cortes transversais ou axiais, há diferença entre anatomistas e radiologistas na disposição das imagens.  Anatomistas usam a porção ventral da estrutura para baixo, os radiologistas a usam para cima, como se o paciente estivesse em posição supina (como os exames são feitos).  Como este é um atlas de Anatomia, foi usada a orientação anatômica tradicional, p. ex.  pedúnculos cerebrais para baixo, aqueduto cerebral para cima. 
 

Plano transversal 
(axial em RM)
Plano frontal 
(coronal em RM)
Plano sagital
Anatomia
Ressonância
magnética
..
Exemplo de imagens transversais (axiais) de mesencéfalo em preparado anatômico e em ressonância magnética.  Setas indicam a base do pedúnculo cerebral. 

Técnicas usadas.  Em material incluído em celoidina, cortes de 30 mm de espessura foram obtidos em micrótomo de deslizamento e corados pela técnica de Loyez para mielina. Material incluído em parafina  foi corado pela técnica de Klüver-Barrera  (luxol fast blue / cresil violeta), também para mielina. Os preparados foram fotografados diretamente em um negatoscópio com uma câmera digital Sony DSC-70, em resoluções de 640 x 480 ou 1280 x 960 pixels. Em alguns casos, slides (diapositivos) foram escaneados com resolução 600 ou 1200 dpi, em um scanner HP Scanjet 6300 C. 

Configuração de monitor.  Estas páginas foram preparadas usando um monitor com resolução 800 x 600 pixels. Em monitores com maior resolução as imagens aparecem menores.  Várias figuras têm melhor resolução (maior número de píxels) que as inserções nas páginas. Salve a figura à parte para máximo aproveitamento. 

Direitos autorais.  Estas imagens são aqui colocadas em boa fé, de forma aberta e gratuita, sem visar fins lucrativos ou vantagens de qualquer espécie.  Destinam-se ao benefício de todos interessados em Neuroanatomia, para finalidades de estudo, ensino e pesquisa das dificuldades e belezas do sistema nervoso central humano. Lembramos que  os direitos sobre as mesmas pertencem aos autores e estão reservados por registro público, sendo vedada a reprodução em bloco para fins comerciais.  Porém, os autores concordam com a utilização das mesmas em teses, trabalhos individuais ou com a inserção em outros sites da Internet, pedindo em troca apenas a citação da origem e/ou estabelecimento de links para este site, o que colaborará na sua divulgação.  Antecipadamente agradecemos. 

Contatos por e-mail.  Profa. Maria Júlia MarquesProf. Luciano de Souza Queiroz

..
Índice  de  páginas
Departamento de Biologia Estrutural e Funcional  (IB - UNICAMP)
Site didático da Anatomia Patológica (FCM-UNICAMP).