Exercícios  de  correlação
anátomo-clínica. 
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Os exercícios têm por objetivo   promover o conhecimento da localização e da função das diferentes estruturas do SNC. Através de um raciocínio simples e direto, pretendemos fornecer substrato para que algumas considerações anátomo-clínicas sejam apontadas e discutidas, sem nos preocupar, entretanto, com possíveis causas, efeitos secundários ou condutas a serem tomadas perante tais condições. 

Nas figuras apresentadas, o local em que houve perda da função está assinalado por uma área clara e um asterisco, de extensão e forma variáveis para abranger as estruturas comprometidas. Esta área encobre a coloração original. Procuramos deixar, sempre que possível, uma das metades da figura sem alterações, para que esta possa ser comparada às figuras do Atlas e facilitar o estudo.

Para cada figura, indicar o nível da lesão, relacionar as estruturas envolvidas e especificar, para cada uma, a função que desempenha. Adicionalmente, deve-se responder às perguntas específicas, que levam em conta o conhecimento da sua estrutura e função. 

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Fig 1.
 
a. Citar o nível da lesão.

b. Listar as estruturas presentes na região lesada.

c. Quais os sinais e sintomas que você espera observar em um paciente portador desta lesão? Justifique. 

d. Qual a doença classicamente associada a este tipo de lesão?

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Fig 2.
a. Citar o nível da lesão.

b. Listar as estruturas presentes na região lesada.

c. O paciente portador desta lesão apresentaria paralisia flácida ou espástica?

d. O que se entende por síndrome do neurônio motor inferior e síndrome do neurônio motor superior? 

e. Como podemos caracterizar estas síndromes?

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Fig 3.
a. Citar o nível da lesão.

b. Listar as estruturas presentes na região lesada.

c. Quais os sinais e sintomas que você espera observar em um paciente portador desta lesão? Justifique.

d. O que você espera observar neste paciente, ao lhe solicitar que realize protrusão da língua? Justifique.

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Fig 4.
a. Citar o nível da lesão.

b. Listar as estruturas presentes na região lesada.

c. Se esta lesão decorre de um acidente vascular, qual vaso poderia ter sido comprometido? Justifique.

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Fig 5.
a. Citar o nível da lesão.

b. Listar as estruturas presentes na região lesada.

c. Ao examinar o paciente portador desta lesão, você constatou que ele apresentava diplopia e ulceração da córnea esquerda. Explique este quadro e justifique.

d. Qual resposta reflexa foi abolida? Justifique, esquematizando o circuito através do qual ela ocorre.

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Fig 6.
a. Citar o nível da lesão.

b. Listar as estruturas presentes na região lesada.

c. Ao exame clínico, constatou-se que o paciente portador desta lesão apresentava desvio lateral da mandíbula. Explique este quadro e justifique. Para qual lado era o desvio?

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Fig 7.
a. Citar o nível da lesão.

b. Listar as estruturas presentes na região lesada.

c. O paciente portador desta lesão apresentava dismetria, adiadococinesia e tremor intencional. Defina estes termos e justifique o seu aparecimento. 

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Fig 8.
a. Citar o nível da lesão.

b. Listar as estruturas presentes na região lesada.

c. Em exame clínico do paciente portador desta lesão, observou-se ptose palpebral e diplopia. Justifique estas observações. Em qual olho elas foram constatadas?

d. Como você esperaria encontrar a pupila deste paciente? Justifique.

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Fig 9.
a. Citar o nível da lesão e a estrutura lesada.

b. Qual parte desta estrutura foi lesada?

c. Qual comprometimento funcional se espera observar neste paciente? Justifique. 

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Fig 10.
a. Citar o nível da lesão e a parte do órgão lesada.

b. Qual o principal comprometimento funcional neste caso? Justifique.

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