Glomerulonefrite  crescêntica
Lâm.  A. 41

 
Glomerulonefrite rapidamente progressiva ou crescêntica.

Esta forma grave de glomerulonefrite se caracteriza clinicamente por perda rapidamente progressiva da função renal e oligúria,  levando à insuficiência renal aguda.  Histologicamente, a alteração característica são as crescentes, constituídas por células proliferadas do folheto parietal da cápsula de Bowman e monócitos, que reduzem ou obliteram o espaço de Bowman e se fundem com os tufos capilares. Isto reduz ou impede a filtração glomerular. 


 
Praticamente todos os glomérulos estão afetados. 
Glomérulos normais são raros neste fragmento de biópsia. No glomérulo da E. as alterações são discretas, mas já se nota aderência de alguns tufos capilares ao folheto parietal da cápsula de Bowman (setas). 

 
 
Crescentes são a alteração característica desta forma de glomerulonefrite.  Correspondem a proliferação das células do folheto parietal da cápsula de Bowman, estimuladas por deposição de fibrina. Esta (não visível aqui) pode ser demonstrada por imunofluorescência. Em algumas crescentes é possível observar mitoses. Células inflamatórias estão presentes na crescente. Classicamente, descrevem-se principalmente monócitos, mas no presente caso há também vários neutrófilos.  As células proliferadas aderem ao tufo capilar e efetivamente obliteram o espaço de Bowman. 
 
As células epiteliais proliferadas do folheto parietal da cápsula de Bowman têm núcleos grandes com cromatina frouxa. Entre elas notam-se células inflamatórias, sendo algumas mononucledas, com vários neutrófilos. 

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis