Endométrio  secretor  na  gravidez

 
 
Para demonstrar a fase secretória, foi escolhido um endométrio gestacional, em que as características secretoras são muito acentuadas. As glândulas são tortuosas, com luz ampla ou contorno estrelado. O estroma é abundante, composto por células com citoplasma róseo volumoso (células deciduais). 

 
 
GLÂNDULAS  ENDOMETRIAIS  EM  FASE  SECRETÓRIA.  Este raspado de endométrio provém de um aborto, e mostra acentuada ação progesterônica, uma vez que, na gravidez, os níveis de progesterona são altos. As  glândulas assumem disposição sinuosa dando à luz contorno estrelado. As células glandulares têm citoplasma amplo, róseo e às vezes vacuolado, devido à abundante secreção.    Em muitas, observa-se hipercromatismo nuclear, por vezes acentuado, o que constitui o  fenômeno de Arias-Stella, próprio da gravidez. Este é atribuído a poliploidia das células pelo estímulo progesterônico. As células fazem proeminência na luz da glândula e são chamadas de células em cabeça de prego ou hobnail cells.  Não são observadas mitoses, nas glândulas ou no estroma. 

 
 
ESTROMA  ENDOMETRIAL  GRAVÍDICO.   Na gravidez, as células do estroma endometrial sob ação progesterônica  mostram-se volumosas, com citoplasma abundante róseo, e podem assumir contorno arredondado.  O endométrio gravídico é também chamado de decídua, e a modificação das células estromais é referida como decidualização ou transformação decidual

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis