Mama  normal
Lam. A. 33

 

 
 
Lâm. A. 33. Glândula mamária feminina adulta jovem normal, fora da gravidez.   Neste corte de mama normal observa-se o sistema secretor, composto por lóbulos e ductos e situado no estroma interlobular. Na mulher jovem, o estroma interlobular é composto predominantemente por tecido fibroso denso, com alguns adipócitos, daí a consistência da mama ser firme. Após a menopausa predomina o tecido adiposo.

 
 
LÓBULOS  MAMÁRIOS

 
 
OS  LÓBULOS  MAMÁRIOS  são a unidade secretora da mama.  São estruturas de contorno mais ou menos circular, circundados por estroma interlobular (tecido fibroso denso).  Cada lóbulo é constituído por ácinos situados no estroma intralobular.  Neste, o tecido conjuntivo é mais frouxo e contém uma população fisiológica de células inflamatórias crônicas, principalmente linfócitos. Este estroma responde às variações hormonais do ciclo menstrual normal, sendo mais edemaciado e com mais linfócitos na segunda metade do ciclo (influência combinada de estrógenos e progesterona). Fora da gravidez, como neste caso, os ácinos estão quiescentes. 
 
DUPLA  POPULAÇÃO  CELULAR  DOS  ÁCINOS  MAMÁRIOS.   Cada ácino é composto por dois tipos de células: uma camada interna de células epiteliais e uma camada externa de células mioepiteliais, que se destacam pelo citoplasma ser mais claro. A função das células mioepiteliais é contrair-se, promovendo a extrusão do leite secretado. Em lesões proliferativas da mama, a perda da dupla população é um importante elemento a favor de neoplasia.

 
 
DUCTOS  MAMÁRIOS

 
 
OS  DUCTOS  MAMÁRIOS  drenam os lóbulos. Têm contorno irregular ou estrelado e também são constituídos por dupla população, de células epiteliais de revestimento (internas) e mioepiteliais (externas). Estas não formam uma camada contínua e se destacam pelo citoplasma claro, freqüentemente vacuolado. 

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis