Pancardite  reumatismal

 

 
 
            Na febre reumática, as lesões cardíacas são iniciadas após uma infecção na garganta ou na pele por um estreptococo b-hemolítico do grupo A, que induz formação de anticorpos contra elementos de sua parede. Estes anticorpos podem reagir de forma cruzada com antígenos presentes nas três camadas do coração (epicárdio, miocárdio e endocárdio), desencadeando reação inflamatória aguda, com deposição de substância fibrinóide (daí o termo pancardite reumatismal). A fagocitose do material fibrinóide por macrófagos nos chamados nódulos de Aschoff é seguida de fibrose.  O caráter recidivante das lesões inflamatórias a cada novo surto de infecção pelo mesmo germe causa piora progressiva das cicatrizes e disfunção permanente, principalmente das valvas cardíacas. 

 
LESÕES  NO
PERICÁRDIO
 
Neste caso, as lesões no pericárdio correspondem a uma pericardite fibrinosa em organização,  constituída por tecido de granulação jovem, com vasos neoformados e células inflamatórias, principalmente macrófagos e neutrófilos. Isto indica um surto agudo da doença, com lesões imunes recentes. Contudo, no pericárdio, a observação de material fibrinóide é difícil. A evolução desta lesão levaria a fibrose, provavelmente com aderência entre os folhetos parietal e visceral do pericárdio.  A pericardite por si só não permite o diagnóstico de febre reumática, pois as lesões são inespecíficas. 



 
LESÕES  NO
MIOCÁRDIO

 
NÓDULOS DE ASCHOFF

                No miocárdio são bem observáveis as lesões características da febre reumática, chamadas nódulos de Aschoff, e constituídos de granulomas de macrófagos modificados em volta do material fibrinóide. Os nódulos de Aschoff situam-se no interstício entre os feixes de miocardiócitos e, freqüentemente, próximos a vasos. Os macrófagos via de regra têm a cromatina condensada de forma peculiar no centro do núcleo, dando o clássico aspecto em 'olho de coruja' se vistos por uma ponta, ou lembrando uma taturana ou lagarta de borboleta, se vistos por uma face lateral. São também conhecidos como células de Anitschkow. Alguns macrófagos multinucleados são chamados células gigantes de Aschoff


 

 
CÉLULAS  DE  ASCHOFF  E  DE  ANITSCHKOW
Os macrófagos multinucleados que compõem o nódulo de Aschoff são chamados de células de Aschoff. Os macrófagos mononucleares são chamados células de Anitschkow. Costumam  ter a cromatina numa disposição tridimensional peculiar que lembra uma taturana se vistas lateralmente (são também chamadas caterpillar cells).  O aspecto em olho de coruja aparece quando o núcleo é visto de frente. 

 
MACRÓFAGOS  MONONUCLEADOS  DE  ANITSCHKOW
MACRÓFAGOS  MULTINUCLEADOS  DE  ASCHOFF



 
LESÕES  NO
ENDOCÁRDIO
PARIETAL

 
 
No endocárdio parietal (aqui representado pelo átrio esquerdo), há deposição de material fibrinóide como uma longa faixa abaixo da superfície interna do átrio. Células inflamatórias (principalmente macrófagos) dispõem-se irregularmente ao longo do fibrinóide presumivelmente para fagocitá-lo.

 



 
LESÕES  NO
ENDOCÁRDIO
VALVAR

 
 
            Na valva mitral as lesões caracterizam-se por deposição de fibrinóide em focos e tecido de granulação exuberante. A valva está espessada e a celularidade (quantidade de núcleos por unidade de área) muito aumentada (normalmente, a valva é constituída por tecido fibroso colágeno com poucas células, basicamente fibrócitos). Este tecido de granulação se organizará, indo a fibrose, levando a espessamento e encurtamento das lacínias e disfunção funcional (ver peças). 

 

 
Lâm. A. 181. Pancardite reumatismal. O corte de coração mostra as lesões da febre reumática aguda envolvendo as três camadas do miocárdio. A lesão básica é a deposição de material fibrinóide e fagocitose do mesmo por macrófagos modificados, formando os nódulos de Aschoff, melhor demonstráveis no miocárdio do VE. A reação inflamatória inclui linfócitos, monócitos e neutrófilos e se acompanha de tecido de granulação no epicárdio e no endocárdio valvar. Detalhes nos quadros acima.

 
Peças deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis