Meningioma espinal cervical em anel
..
Masc.  34 a.  Fraqueza em MMII desde outubro de 2001 (4 meses de história).  Começou com perda de força na perna E, logo também à D, piora lenta, progrediu à coxa e nádegas. Também formigamento (parestesias), sensação de queimação ao toque (disestesia) há 2 meses em ambas pernas, também com progressão ascendente até joelhos.  Sem alterações esfincterianas. 
Exame neurológico não se sustenta sobre as pernas. Mantém extensão dos joelhos e adução coxofemural (espasticidade).  Força muscular grau V MMSS, IV MID, III MIE.  Reflexos patelar e aquileu exaltados.  Babinski bilateral. Clonus esgotável em ambos pés.  Sensibilidade proprioceptiva abolida bilateralmente na articulação do hálux. 
Líquor lombar.  Límpido incolor após centrifugação.  Proteína 253, 6 mg/dl (normal até 42 mg/dl p/ punção lombar). Glicose 78 mg/dl (normal = 2/3 da glicemia paralelamente colhida, que foi 105 mg/dl)  Citologia Leucócitos 4 / mm3 (normal até 3), 99% linfomononucleares. 
Operado 25/2/02 ressecção de 80% de meningioma em T2-T3.  Resultado anátomo-patológico Meningioma transicional.
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Formação em placa intradural extramedular, situada ao nível dos corpos vertebrais de T2 e T3, com isosinal em T1 e T2, e impregnação homogênea por contraste. A lesão envolve anularmente a medula como manguito, comprimindo-a  e deslocando-a anteriormente e para a D. Há hipersinal (edema e/ou mielomalácia) na porção central da medula na região comprimida pelo tumor. 
..
CORTES  SAGITAIS, T2. 
..
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
..
Efeito mielográfico de T2.

Ao contrário do padrão mais comum nos meningiomas espinais, que é uma formação em calota, este caso apresenta um crescimento anular que constringe a medula. A maior espessura encontra-se na face posterior do tumor. No chamado efeito mielográfico de T2, o brilho do líquor serve para destacar as outras estruturas, definindo a medula, espaço subaracnóideo, dura-máter e espaço epidural, este contendo tecido adiposo, que tem hipersinal em T1 e T2.

..
«
Impregnação por constraste.

A impregnação do meningioma por constraste é aqui demonstrada na comparação com o corte sem contraste a E. As setas amarelas assinalam o limite anterior da formação tumoral. 

Scout para cortes axiais. Abaixo, os cortes nos níveis 1, 2 e 3, nas três seqüências. 

»
..
CORTES  AXIAIS. O nível 2 corresponde à máxima expansão do tumor. A medula está deslocada para a D, comprimida, e seu centro mostra intenso hipersinal em T2, denotando maior hidratação, provavelmente por necrose (mielomalácia). A parte melhor preservada é a periférica, que aparece como um anel de hiposinal. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
 1 
 2 
 3 
..
..
A impregnação tumoral é notada pela diferença de sinal entre a medula e o tumor nos cortes sem e com contraste. No sem contraste, a medula e o tumor aparecem com a  mesma intensidade de sinal. No com contraste, a medula aparece mais escura que o tumor (na realidade o sinal da medula tem que ser o mesmo nos dois cortes). Esta diferença ocorre porque o corte com contraste foi fotografado em uma janela com menos brilho. 
..
Mais sobre meningiomas:  Textos  didáticos ilustrados :
Texto básico
Imagem
Macro
Micro
Imunohistoquímica
Microscopia eletrônica
Meningiomas grau I
Meningiomas graus II e III
..
Banco de imagens  Neuroimagem: meningiomas por topografia Neuroimagem :  casos Neuropatologia :  casos
Meningiomas mais raros: microcístico
(1) (2)
angiomatoso
(1) (2) (3)
secretor
(1) (2) (3)
rico em linfócitos
e plasmócitos
com metaplasia adiposa 
(1) (2) (3)
xantomatoso
(1) (2)
atípico
(1) (2)
com infiltração 
cerebral (1) (2)
cordóide
(1) (2)
células claras
(1) (2)
rabdóide papilífero
Meningiomas, microscopia eletrônica: meningotelial, transicional secretor
(1) (2) (3)
células claras 
(1) (2)
metaplásico - lipidizado xantomatoso, angiomatoso xantomatoso, angiomatoso, microcístico rabdóide
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..