Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 195: 28 anos, com citologia cérvico-vaginal anormal, foi submetida a cone de colo uterino.



Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6



Figura 7



Figura 8


Descrição microscópica: Nas Fig. 1 e 2, observa-se epitélio estratificado, papilífero, onde se nota citoplasma mais claro no maior aumento (Fig. 2). A neoplasia se estende ao epitélio endocervical, mas tem aspecto infiltrativo (Fig. 3) e, nitidamente, o epitélio estratificado tem características mucinosas, com citoplasma vacuolado (Fig. 4, 5). Blocos celulares infiltram o estroma do colo (Fig. 6), que mostra infiltrado inflamatório. Há êmbolos carcinomatosos em vasos sanguíneos (Fig. 7, 8).

Diagnóstico: ADENOCARCINOMA ENDOCERVICAL DO TIPO “SMILE INVASOR” OU ADENOCARCINOMA INVASIVO ESTRATIFICADO PRODUTOR DE MUCINA. MARGENS DO CONE COMPROMETIDAS PELA NEOPLASIA. PROFUNDIDADE DE INVASÃO DE 8 MM E EXTENSÃO LATERAL DE 11 MM. PRESENÇA DE ÊMBOLOS CARCINOMATOSOS.

Comentário:este tipo histológico de tumor foi introduzido na classificação da OMS de 2020 e é HPV associado. Geralmente se apresenta como neoplasia de caráter sólido, adenocarcinoma mucinoso pouco diferenciado. Entretanto, como se origina a partir das células subcolunares ou de reserva, tem grande variação fenotípica, com formação de glândulas, áreas escamóides, histiocitóides, etc.. Pode apresentar aspecto em paliçada na periferia dos blocos celulares e o infiltrado inflamatório de neutrófilos é comum. Pela IH é positivo para p16 e CAM 5.2; entretanto, a expressão de p63 é negativa ou focalmente positiva. É uma variante de adenocarcinoma de pior prognóstico que o tipo usual e o diagnóstico diferencial inclui: a) Carcinoma escamoso, no qual há pontes intercelulares e focos de queratinização; b) Carcinoma adeno-escamoso, que pelo novo conceito, precisa ter os dois componentes, escamoso e glandular, bem definidos ao HE. Também a expressão do p63 é maior no adeno-escamoso do que no “SMILE invasor”. Muitos carcinomas classificados anteriormente como adeno-escamosos foram revistos e reclassificados como “SMILE Invasor”. Ref.: Stolnicu S et al. INVASIVE STRATIFIED MUCIN-PRODUCING CARCINOMA (ISMC) OF THE CERVIX: a study on morphologic diversity. Am J Surg Pathol 2020; 44(7): 873–880.
Palavra-chave: Colo uterino