Departamento de Anatomia PatológicaPatologia Ginecológica |
Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 195: 28 anos, com citologia cérvico-vaginal anormal, foi submetida a cone de colo uterino.
Descrição microscópica: Nas Fig. 1 e 2, observa-se epitélio estratificado, papilífero, onde se nota citoplasma mais claro no maior aumento (Fig. 2). A neoplasia se estende ao epitélio endocervical, mas tem aspecto infiltrativo (Fig. 3) e, nitidamente, o epitélio estratificado tem características mucinosas, com citoplasma vacuolado (Fig. 4, 5). Blocos celulares infiltram o estroma do colo (Fig. 6), que mostra infiltrado inflamatório. Há êmbolos carcinomatosos em vasos sanguíneos (Fig. 7, 8).
Diagnóstico: ADENOCARCINOMA ENDOCERVICAL DO TIPO “SMILE INVASOR” OU ADENOCARCINOMA INVASIVO ESTRATIFICADO PRODUTOR DE MUCINA. MARGENS DO CONE COMPROMETIDAS PELA NEOPLASIA. PROFUNDIDADE DE INVASÃO DE 8 MM E EXTENSÃO LATERAL DE 11 MM. PRESENÇA DE ÊMBOLOS CARCINOMATOSOS.
Comentário:este tipo histológico de tumor foi introduzido na classificação da OMS de 2020 e é HPV associado. Geralmente se apresenta como neoplasia de caráter sólido, adenocarcinoma mucinoso pouco diferenciado. Entretanto, como se origina a partir das células subcolunares ou de reserva, tem grande variação fenotípica, com formação de glândulas, áreas escamóides, histiocitóides, etc.. Pode apresentar aspecto em paliçada na periferia dos blocos celulares e o infiltrado inflamatório de neutrófilos é comum. Pela IH é positivo para p16 e CAM 5.2; entretanto, a expressão de p63 é negativa ou focalmente positiva. É uma variante de adenocarcinoma de pior prognóstico que o tipo usual e o diagnóstico diferencial inclui: a) Carcinoma escamoso, no qual há pontes intercelulares e focos de queratinização; b) Carcinoma adeno-escamoso, que pelo novo conceito, precisa ter os dois componentes, escamoso e glandular, bem definidos ao HE. Também a expressão do p63 é maior no adeno-escamoso do que no “SMILE invasor”. Muitos carcinomas classificados anteriormente como adeno-escamosos foram revistos e reclassificados como “SMILE Invasor”. Ref.: Stolnicu S et al. INVASIVE STRATIFIED MUCIN-PRODUCING CARCINOMA (ISMC) OF THE CERVIX: a study on morphologic diversity. Am J Surg Pathol 2020; 44(7): 873–880.
Palavra-chave: Colo uterino