Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 185: 54 anos, sangramento irregular após período de 10 meses de amenorréia. US com espessamento endometrial e histeroscopia com imagem de lesão polipóide na cavidade endometrial.



Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6



Figura 7


Descrição microscópica: Material polipoide constituído por mucosa endometrial proliferada, com glândulas de padrão proliferativo, com estratificação de núcleos, contornos irregulares (Fig. 1, 2) e relação glândula/estroma =1. Focalmente notam-se vasos grosseiros no estroma (Fig. 3) e metaplasia escamosa do epitélio superficial (Fig. 4). As glândulas hiperplásicas apresentam estratificação nuclear, núcleos alongados, mitoses (Fig. 5) e focalmente o aspecto nuclear apresenta atipias, com núcleos arredondados, vesiculosos e nucléolos evidentes (Fig. 6). Na Fig. 7 podemos comparar os dois tipos de epitélio, sem e com atipia

Diagnóstico: POLIPO HIPERPLÁSICO DA MUCOSA ENDOMETRIAL COM ÁREAS DE HIPERPLASIA ATÍPICA OU NEOPLASIA ENDOMETRIÓIDE INTRAEPITELIAL (EIN, do inglês).

Comentário:A hiperplasia endometrial está atualmente classificada pela OMS em 2 categorias: a) benigna ou sem atipias e b) atípica ou Neoplasia Endometrióide Intraepitelial, esta considerada lesão precursora do adenocarcinoma endometrióide. O diagnóstico de atipia na mucosa endometrial não é fácil e a comparação na mesma lâmina com áreas sem atipias é um critério muito importante, como observado neste caso. A reprodutibilidade diagnóstica interobservador não é alta e, além da morfologia, alguns marcadores imuno-histoquímicos podem auxiliar o diagnóstico como: a perda de expressão do PAX2 e do PTEN, bem como a expressão nuclear da beta-catenina favorecem o diagnóstico de hiperplasia atípica ou Neoplasia endometrióide intraepitelial.

Palavra-chave: Endométrio