Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 179: 37 anos, dor abdominal, tumoração na pelve medindo 11x10x7,2 cm, aspecto sólido, consistência macia, cor róseo-acastanhada. Tumor de ovário?



Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6



Figura 7



Figura 8


Descrição microscópica: Neoplasia bem delimitada constituída por feixes de células musculares lisas entremeadas por células adiposas (Fig. 1), isoladas ou em agrupamentos maiores (Fig. 2, 3, 4, 5). Notam-se ainda muitos vasos grosseiros, dismórficos e dilatados na lesão (Fig. 6, 7). O estudo imuno-histoquímico demonstrou expressão de marcadores de músculo liso (Desmina e Caldesmon) (Fig. 8); expressão focal do marcador de melanócito HMB45 e o índice de proliferação celular (Ki67) foi menor que 5% (Fig. 9). Assim, a neoplasia se caracteriza por 3 componentes: músculo liso, tecido adiposo e vasos dismórficos), em variada quantidade.

Diagnóstico: ANGIOMIOLIPOMA extra-renal ou retroperitonial.

Comentário:Angiomiolipoma é tumor mais frequentemente descrito no rim (86% dos casos), porém pode ter localização extra-renal, como o presente caso, o que dificulta seu diagnóstico, podendo ser confundido com outro tumor pélvico, como de ovário. São descritos casos no retroperitônio, no corpo uterino e no fígado. Sua típica constituição pelos 3 componentes facilita o diagnóstico por imagem. Ocorre em ampla faixa etária, dos 20 aos 80 anos e pertence ao grupo de neoplasia conhecido como PECOMA, originado a partir da célula epitelióide perivascular que expressa tanto marcadores de músculo liso como de melanócitos. Na maioria dos casos tem comportamento benigno, porém já foram descritas recidivas ou metástases