Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 168: 42 anos, citologia com NIC 3, cone de colo uterino.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6


Descrição microscópica: Cone de colo uterino apresentando áreas de substituição do epitélio normal por epitélio escamoso atípico (Fig. 1) e que focalmente mostra células vacuoladas, mucossecretoras, com atipia celular (Fig. 2, 3). As áreas escamosas são bem evidentes (Fig. 3) e, com mais detalhe, podemos reconhecer as células mais claras, do componente mucinoso (Fig. 4, 5). A reação histoquímica do PAS é positiva, evidenciando muco intracitoplasmático, como demonstra a figura do artigo abaixo referido (Fig. 6).

Diagnóstico: Neoplasia intraepitelial cervical de grau 3 (NIC3) ou Lesão intraepitelial escamosa de alto grau, associada a Adenocarcinoma in situ, do tipo SMILE.

Comentário: a sigla SMILE se refere à Lesão Mucinosa Intraepitelial Estratificada (do inglês: Stratified Mucinous Intraepithelial Lesion). É lesão precursora do adenocarcinoma cervical, considerada uma forma de adenocarcinoma in situ pela classificação da OMS de 2014. Ela se associa à lesão intraepitelial escamosa de NIC3 (ou alto grau) e, pode ser confundida com NIC3, se não observarmos o aspecto finamente vacuolado do citoplasma, que é rico em muco, como demonstrado na reação do PAS, no artigo publicado por Boyle & McCluggage, em Histopathology 2015 DOI: 10.1111/his.12498.