Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 162: 20 anos, puérpera, com tumor de ovário com 15 cm de diâmetro.
Descrição microscópica: volumoso cisto de ovário de paredes finas, apresentando folículo em desenvolvimento no estroma ovariano (Fig.1) e revestido por várias camadas de células luteinizadas (Fig. 2, 3), com citoplasma abundante e com núcleos grandes e atípicos focalmente (Fig. 4, 5, 6).
Diagnóstico: Grande cisto luteinizado solitário, próprio do período gravídico ou puerperal.
Comentário: Esta é uma entidade pouco comum do ovário, associada à gestação. O cisto pode ser encontrado durante a cesárea ou no exame físico do pós-parto. O volume é variado, podendo atingir até 55 cm de diâmetro; é uniloculado e tem paredes finas. O revestimento é de células foliculares luteinizadas, em várias camadas, com citoplasma abundante e eosinófilo, mostrando frequentemente núcleos atípicos, volumosos, porém mitoses não são observadas. No diagnóstico diferencial temos o tumor de células da granulosa, adulto ou juvenil, porém o período gestacional ou puerperal e os aspectos morfológicos suportam este diagnóstico.