Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 161: 47 anos, com retirada de pólipo endometrial por histeroscopia.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6


Descrição microscópica: pólipo da mucosa endometrial apresentando proliferação papilífera com eixo fibrovascular (Fig. 1, 2, 3). As papilas apresentam ramificação simples e o epitélio mostra focalmente metaplasia mucinosa (Fig. 4,5) e apenas atipia leve (Fig. 5, 6).

Diagnóstico: Pólipo da mucosa endometrial com proliferação papilífera simples.

Comentário: As lesões papilíferas da mucosa endometrial sempre causam problema de interpretação. A proliferação ou alteração papilífera pode ser observada em pólipos, ou em uso de terapia hormonal e principalmente na pós-menopausa. As papilas apresentam eixo fibrovascular, diferente da alteração sincicial papilífera que não tem este eixo. São classificadas em simples e complexa, conforme apresentem papilas com maior ramificação ou complexidade e atipia celular. Vários tipos de metaplasia epitelial podem estar associados: ciliada, mucinosa ou eosinófila. A proliferação papilífera de tipo simples, como este caso, tem evolução benigna, porém a forma complexa se associa ao maio risco para carcinoma, requerendo mais seguimento.
Referência: Ip PP. Virchows Archiv. 2018; 472:907–917.