Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 158: 36 anos, com tumor de ovário esquerdo com 8 cm de diâmetro, sólido e amarelado.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6


Descrição microscópica: Neoplasia constituída por túbulos simples ou complexos (Fig. 1, 2), revestidos por células vacuoladas, de núcleos monótonos (Fig. 3), rodeando material hialino do tipo membrana basal (Fig. 4, 5, 6).

Diagnóstico: Tumor dos cordões sexuais com túbulos anulares.

Comentário:Neoplasia ovariana do estroma gonadal com aspecto histológico muito característico, com a formação dos túbulos anulares. Alguns são associados à síndrome de Peutz-Jeghers e nestes casos, a lesão pode ser múltipla, bilateral e de pequeno volume, geralmente menor que 3 cm, com comportamento benigno. Este caso não está associado à síndrome, é unilateral e de volume moderado e o comportamento biológico pode ser maligno em 20% dos casos. É descrita a produção de estrógeno em 40% dos tumores não associados à síndrome.