Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 147: B-10746/00: 50 anos com lesão no colo uterino.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6


Descrição microscópica: proliferação epitelial neoplásica constituída por células atípicas com citoplasma amplo e claro (Fig. 1, 2), em arranjo sólido, glandular ou papilífero, com hastes hialinizadas (Fig. 3). As atipias nucleares são marcadas (Fig. 4,5,6), porém as figuras de mitose não são numerosas.

Diagnóstico: Adenocarcinoma de células claras no colo uterino

Comentário: O tipo histológico de adenocarcinoma de células claras não é comum no colo uterino. Apenas a presença de células claras não faz o diagnóstico, pois outros tumores também podem apresentar citoplasma claro. O conjunto de aspectos morfológicos e arquiteturais auxiliam o diagnóstico. Frente a uma lesão no colo uterino, é sempre necessário afastar possibilidade de neoplasia primária do endométrio, envolvendo o canal cervical.