Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 143: 55 anos com sangramento irregular. Biópsia de endométrio
|Descrição microscópica: mucosa endometrial apresentando áreas com glândulas dilatadas, com revestimento epitelial simples, sem atipias (Fig 1 e 2), ao lado de glândulas aglomeradas, com contornos irregulares e atipia nuclear (Fig. 3, 4, 5 e 6). A avaliação da atipia celular é melhor avaliada na Fig. 5 onde temos a comparação de 2 campos microscópicos , sem atipia à esquerda e com atipia, à direita. Na Fig. 6, vemos as atipias em grande aumento, com núcleos claros e arredondados.
Diagnóstico: Hiperplasia endometrial atípica ou Neoplasia Endometrial Intraepitelial (EIN do inglês), associada a áreas de Hiperplasia simples sem atipia.
Comentário: para o diagnóstico de Hiperplasia Endometrial Atípica, são necessários os aspectos morfológicos: maior densidade glandular, com relação glândula/estroma >1, área de maior densidade deve medir pelo menos 1 mm de dimensão e deve haver atipia celular, ou alteração celular em relação à mucosa endometrial de fundo.