Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 141: 15 anos, tumor volumoso de ovário esquerdo, medindo 38x29 cm nos maiores eixos, com superfície externa lisa. À superfície de corte, área cística com conteúdo mucinoso e duas áreas sólidas com 2,5 cm de diâmetro.
Descrição microscópica: Cisto revestido por epitélio mucinoso com gradiente de aspectos morfológicos: sem atipia (Fig. 1), com proliferação epitelial papilífera (Fig.2), com áreas com acentuada atipia e mitoses do carcinoma intraepitelial (Fig. 3, 4) e áreas de invasão com acentuada atipia (Fig. 5, 6, 7). O tipo de invasão é expansivo e ocupa mais de 5 mm de diâmetro.
Diagnóstico: Adenocarcinoma mucinoso moderadamente diferenciado do ovário esquerdo com gradiente de aspectos morfológicos: adenoma, tumor mucinoso borderline, borderline com carcinoma intraepitelial e adenocarcinoma com invasão do tipo expansivo. Superfície externa livre de neoplasia.
Comentário: apesar de raro, o adenocarcinoma mucinoso pode ser encontrado em crianças e adolescentes. Neste caso, o foco de carcinoma estava nas áreas sólidas, que eram pequenas em relação ao grande volume tumoral.