Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 140: 40 anos, sangramento irregular com lesão polipóide na parede posterior do endométrio. Faz uso de Depoprovera há 9 anos.
Descrição microscópica: lesão polipoide (Fig.1) constituída principalmente de estroma endometrial e poucas glândulas hipotróficas (Fig. 2, 3). O estroma mostra áreas mais edematosas, decidualizadas (Fig. 4), ao lado de outras áreas com aspecto mais celular e fusiforme (Fig.5, 6).
Diagnóstico: Pólipo da mucosa endometrial com estroma abundante e fusocelular, secundário ao uso prolongado de progestógenos.
Comentário: O uso prolongado de progesterona e seus derivados leva a atrofia da mucosa endometrial, com glândulas escassas e pequenas. O estroma, em uma primeira fase sofre transformação decidual, porém, com o passar do tempo, vai se tornando fusiforme com células alongadas, podendo até ser confundido com sarcoma. Entretanto, mitoses ou atipias não são observadas.