Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 126: 42 anos, sangramento irregular. Curetagem.
Descrição microscópica: mucosa endometrial de padrão secretor, com glândulas de luz estrelada e áreas de decidualização do estroma (Fig. 1,2,3,4,5). Não são observadas vilosidades coriais, porém focalmente notam-se células isoladas do sinciciotrofoblasto (Fig. 6 e 7).
Diagnóstico: Material de aborto com endométrio gestacional e raros agrupamentos de células do trofoblasto.
Comentário: A mucosa endometrial tem aspecto secretor, com glândulas que já atingiram o máximo da secreção e estão parcialmente absorvidas, com contorno estrelado da luz e áreas de decidualização do estroma. Estes aspectos são sugestivos da persistência de corpo lúteo ou uso de hormônio progestacional exógeno. Entretanto, na idade fértil sempre deve ser afastada a possibilidade de gestação. Neste caso, embora não existam vilosidades coriais, as células trofoblásticas confirmam a gravidez.