Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 125: 41 anos, tumor de ovário bilateral, com crescimento para a superfície externa e com implantes na cavidade peritoneal.
Descrição microscópica: neoplasia de caráter cístico e papilífero, crescendo tanto dentro como na superfície do ovário (Fig.1), apresentando células com atipia leve, monótonas, com raras figuras de mitose e vários corpos psamomatosos (Fig. 2, 3, 4, 5). Na Fig.6 nota-se o implante da neoplasia no peritônio pélvico.
Diagnóstico: Adenocarcinoma seroso de baixo grau bilateral dos ovários com crescimento para a superfície externa do ovário e implantes peritoniais.
Comentário: O adenocarcinoma seroso de baixo grau é neoplasia incomum e anteriormente denominado de adenocarcinoma seroso bem diferenciado. Apresenta núcleos mais uniformes, com pouca atipia e as mitoses são raras. A sua via de patogênese é diferente do adenocarcinoma seroso de alto grau e está associada ao tumor seroso “borderline” do ovário.