Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 124: 42 anos, grande massa pélvica, correspondente ao ovário esquerdo, recebida rota.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6



Figura 7


Descrição microscópica: Neoplasia maligna pouco diferenciada constituída por células pequenas em arranjo insular ou sólido (Fig. 1, 4) e que focalmente formam estruturas foliculares (Fig. 2, 3). Foi feito estudo imunoistoquímico que demonstrou positividade para EMA (Fig. 5), WT-1 (Fig. 6), Vimentina (Fig. 7) e p53; positividade focal para CD10, NSE e CD99; negatividade para Inibina, HMB45, S100, Melan-A, TTF-1 e CD45.

Diagnóstico: Carcinoma de pequenas células do ovário do tipo hipercalcêmico.

Comentário: O carcinoma de pequenas células do tipo hipercalcêmico é neoplasia rara e de comportamento agressivo, que ocorre em mulheres jovens, geralmente abaixo dos 40 anos, em 60% associado à hipercalcemia. Em 30% dos casos se apresenta restrito ao ovário, porém a rotura é comum. O diagnóstico diferencial se faz com: Tumor de células da granulosa juvenil, melanoma, PNET, disgerminoma. O estudo imunoistoquímico auxilia o diagnóstico diferencial.