Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 124: 42 anos, grande massa pélvica, correspondente ao ovário esquerdo, recebida rota.
Descrição microscópica: Neoplasia maligna pouco diferenciada constituída por células pequenas em arranjo insular ou sólido (Fig. 1, 4) e que focalmente formam estruturas foliculares (Fig. 2, 3). Foi feito estudo imunoistoquímico que demonstrou positividade para EMA (Fig. 5), WT-1 (Fig. 6), Vimentina (Fig. 7) e p53; positividade focal para CD10, NSE e CD99; negatividade para Inibina, HMB45, S100, Melan-A, TTF-1 e CD45.
Diagnóstico: Carcinoma de pequenas células do ovário do tipo hipercalcêmico.
Comentário: O carcinoma de pequenas células do tipo hipercalcêmico é neoplasia rara e de comportamento agressivo, que ocorre em mulheres jovens, geralmente abaixo dos 40 anos, em 60% associado à hipercalcemia. Em 30% dos casos se apresenta restrito ao ovário, porém a rotura é comum. O diagnóstico diferencial se faz com: Tumor de células da granulosa juvenil, melanoma, PNET, disgerminoma. O estudo imunoistoquímico auxilia o diagnóstico diferencial.