Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 119: 20 anos, tumor de ovário esquerdo com 7 cm de diâmetro, multilocular à superfície de corte.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5


Descrição microscópica: septo da parede do cisto revestido por epitélio mucinoso simples ou complexo (Fig. 1), com células de citoplasma mucinoso amplo, do tipo intestinal, sem atipia (Fig.2) ou com atipia celular marcada e estratificação nuclear (Fig. 3,4,5). Na Fig. 3, os diferentes aspectos do epitélio está bem demonstrado.

Diagnóstico: Tumor ovariano mucinoso “Borderline” do tipo intestinal com gradiente de aspectos morfológicos: adenoma, borderline usual e borderline com carcinoma intraepitelial.

Comentário: os tumores “borderline” apresentam complexidade e atipias em mais de 10% da neoplasia. A atipia é geralmente leve a moderada no “borderline” usual, entretanto, quando a atipia é acentuada, a neoplasia é chamada de “borderline” com carcinoma intraepitelial. A presença do carcinoma intraepitelial indica maior amostragem do tumor para descartar a possibilidade de transição para adenocarcinoma mucinoso.