Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 115: 64 anos, citologia alterada e espessamento endometrial. Submetida a cone de colo uterino e ressecção de pólipo endometrial.
Descrição microscópica: Cone do colo apresentado glândulas revestidas por epitélio atípico, com núcleos volumosos, proeminentes, hipercorados, infiltrando o estroma do colo uterino (Fig. 1, 2, 3) e focalmente com êmbolos carcinomatosos (Fig. 4). O material da cavidade endometrial é um pólipo com glândulas atípicas, com as mesmas características das glândulas observadas no colo uterino (Fig. 5, 6).
Diagnóstico: Adenocarcinoma seroso do endométrio em pólipo endometrial. Infiltração do colo uterino pelo adenocarcinoma seroso do endométrio, com êmbolos carcinomatosos.
Comentário: o adenocarcinoma seroso primário do colo uterino é tipo histológico raro, devendo sempre ser afastada a possibilidade de metástase de carcinoma endometrial para o colo. É tipo histológico agressivo, geralmente em estádio avançado ao diagnóstico e que frequentemente apresenta êmbolos carcinomatosos./>