Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 110: 45 anos com colostomia há 6 meses por carcinoma de sigmóide, foi submetida à histerectomia. Útero macroscopicamente sem lesões.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6


Descrição microscópica: colo uterino apresentando endocérvice de aspecto normal (Fig.1), porém focalmente notam-se glândulas pequenas de co ntornos irregulares (Fig. 2, 3), com núcleos grandes e hipercorados e aspecto infiltrativo no estroma cervical (Fig. 4, 5, 6). A reação imunoistoquímica foi positiva para CK20 e CDX2, caracterizando a origem gastro-intestinal.

Diagnóstico: Invasão da endocérvice por adenocarcinoma intestinal.

Comentário: a metástase de adenocarcinoma do trato gastro-intestinal para o colo uterino não é comum. O aspecto da lesão é muito sutil e poderia passar despercebida em uma análise menos detalhada. As glândulas neoplásicas estão focalmente localizadas e são pequenas, confundindo-se com a endocérvice. A história clínica é fundamental para melhor amostragem e avaliação das lesões.