Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 97: 16 anos, com dor abdominal e tumor em ovário esquerdo medindo 6X4X3 cm.
Descrição microscópica: parênquima ovariano difusamente edemaciado (Figuras 1 e 4), sem a formação de nódulos, apresentando folículos em desenvolvimento e áreas de hemorragia do estroma (Figuras 2, 3 e 5).
Diagnóstico: Edema maciço do estroma ovariano com focos de hemorragia e folículos em desenvolvimento.
Comentário: a lesão ocorre predominantemente em pacientes jovens e pode se apresentar com dor abdominal aguda, irregularidade menstrual ou efeito androgênico. À laparotomia é observado aumento ovariano, em média com 10 cm de diâmetro, que pode ser bilateral em 10% dos casos. A superfície de corte demonstra grande quantidade de líquido e pode ter aspecto gelatinoso. A torção do pedículo está associada à patogênese. O diferencial é com fibroma, porém a presença de folículos em desenvolvimento de permeio favorece o edema maciço.