Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 96: 46 anos, com lesão cística de endometriose no ovário esquerdo com 6x4 cm e lesão em parede de sigmóide.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5


Descrição microscópica: presença de foco de endometriose na parede intestinal (Fig.1) e no ovário esquerdo (Fig. 2), o qual mostra áreas de metaplasia mucinosa do epitélio de revestimento (Fig. 3) e áreas de proliferação epitelial, com estratificação de núcleos e atipia celular levea moderada focal (Fig. 4 e 5).

Diagnóstico: Tumor mucinoso “borderline” do tipo mülleriano ou endocervical crescendo em cisto endometrióide do ovário esquerdo. Foco de endometriose no sigmóide, atingindo a camada muscular da parede intestinal.

Comentário: O tumor mucinoso “borderline” do tipo endocervical ou mülleriano é raro e corresponde a 15% das neoplasias mucinosas “borderline”. Diferente do tipo intestinal, pode ser bilateral e está associação com endometriose em 30% dos casos. Há maior estratificação de células mucinosas e pode haver diferenciação para epitélio seroso, o que faz com que também seja denominado de tumor sero-mucinoso “borderline”.