Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 95: 23 anos, com lesão elevada no colo uterino.
Descrição microscópica: lesão papilífera (Fig. 1) constituída por células de epitélio escamoso metaplásico (Fig. 2), com metaplasia escamosa imatura, com atipia celular leve e desarranjo arquitetural (Fig. 3, 4 e 5). Apenas focalmente, nas áreas de epitélio escamoso maduro, são observadas as atipias coilocitóticas (Fig. 6)
Diagnóstico: Neoplasia intraepitelial cervical de grau 1, NIC 1, variante conhecida como metaplasia escamosa imatura papilífera, papiloma escamoso ou condiloma imaturo.
Comentário: Nesta lesão, como o epitélio escamoso metaplásico é imaturo, não são observadas muitas atipias coilocitóticas características das lesões de NIC1. Para haver o fenótipo de coilócito, a maturação do queratinócito deve ser completa. As células que revestem as papilas são escamosas imaturas e podem ser confundidas com lesão de alto grau. A maioria dos casos se relaciona à infecção pelo HPV de tipos 6 e 11. É considerada uma variante morfológica da lesão de NIC1 ou de baixo grau.