Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 92: 19 anos, com nódulo hemorrágico em parede vaginal. Tem antecedente de aborto há 3 meses.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5


Descrição microscópica: neoplasia maligna constituída por células atípicas de permeio a áreas de hemorragia (Figuras 1, 2 e 3). Notam-se 2 tipos celulares nos agrupamentos: células multinucleadas, com padrão sincicial, e células mononucleadas, ao lado de focos de necrose (Figuras 4 e 5).

Diagnóstico: Coriocarcinoma metastático em parede vaginal

Comentário:A maioria (84%) das lesões neoplásicas malignas na parede vaginal é de natureza metastática. A história de aborto recente com manutenção dos níveis elevados de βHCG auxiliam o diagnóstico. A neoplasia tem aspecto hemorrágico e microscopicamente apresenta um padrão plexiforme com extensas áreas de células do citotrofoblasto alternadas com o sinciciotrofoblasto. Vilosidades são ausentes e há muita necrose tumoral.