Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 80: 51 anos, pequeno pólipo no canal cervical em exame de rotina.
Descrição microscópica: fragmento polipóide revestido por epitélio endocervical (Fig. 1), apresentando no estroma áreas de hemorragia, infiltrado inflamatório crônico linfocitário e com células macrofágicas de citoplasma amplo, claro e finamente granuloso (Fig. 2, 3, 4 e 5).
Diagnóstico: Pólipo damucosa endocervical com processo inflamatório crônico, xantogranulomatoso (Cervicite xantogranulomatosa).
Comentários: a cervicite xantogranulomatosa é caracterizada pela presença de macrófagos espumosos, com citoplasma rico em lípides. No diferencial devem ser considerados: a malacoplaquia (com os característicos corpúsculos de Michaelis-Gutmann) e a transformação decidual do estroma cervical.