Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 80: 51 anos, pequeno pólipo no canal cervical em exame de rotina.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5


Descrição microscópica: fragmento polipóide revestido por epitélio endocervical (Fig. 1), apresentando no estroma áreas de hemorragia, infiltrado inflamatório crônico linfocitário e com células macrofágicas de citoplasma amplo, claro e finamente granuloso (Fig. 2, 3, 4 e 5).


Diagnóstico: Pólipo damucosa endocervical com processo inflamatório crônico, xantogranulomatoso (Cervicite xantogranulomatosa).

Comentários: a cervicite xantogranulomatosa é caracterizada pela presença de macrófagos espumosos, com citoplasma rico em lípides. No diferencial devem ser considerados: a malacoplaquia (com os característicos corpúsculos de Michaelis-Gutmann) e a transformação decidual do estroma cervical.