Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 78: 42 anos, biópsia prévia de NIC 3; colo com aspecto tumoral, exofítico ao exame clínico; foi submetida à conização.
Descrição microscópica: lesão constituída por epitélio escamoso atípico que mostra crescimento exofítico na superfície do colo e caráter papilífero (Fig. 1), com hastes vascularizadas (Fig. 2). Focalmente nota-se invasão superficial do estroma cervical em menos de 1mm deprofundidade (Figuras 3, 4, 5).
Diagnóstico: Carcinoma escamoso papilífero do colo uterino
Cometário: apesar da invasão do estroma cervical ser superficial, com menosde 1 mm de profundidade, a lesão não se caracteriza como carcinoma micro-invasor (estádio Ia), pois já existe o aspecto macroscópico de colo tumoral. Por definição, carcinoma micro-invasivo é um diagnóstico microscópico, sem lesão tumoral visível à macroscopia. Portanto, nestes casos o estádio da doença é considerado Ib.