Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 75: 59 anos com história pregressa de carcinoma de colo uterino tratada com radioterapia há 7 anos. Atualmente se apresenta com espessamento endometrial e sangramento vaginal. Submetida à cirurgia de HTA e salpingo-ooforectomia bilateral.
Descrição microscópica: espessamento endometrial constituído por proliferação de epitélio e tecido mesenquimatoso atípicos (Fig. 1 e 2). O epitélio mostra arranjo papilífero, com células de núcleos volumosos e nucléolos frequentes (Fig. 3). A proliferação mesenquimatosa é um sarcoma pouco diferenciado (Fig. 4), mostrando focalmente células de citoplasma amplo e eosinófilo com estriações citoplasmáticas, típicas de diferenciação rabdomioblástica (Fig. 5). No ovário há múltiplos nódulos constituídos por carcinoma seroso metastático (Fig. 6).
Diagnóstico: Carcinossarcoma (ou TMMM) com componente heterólogo de rabdomiossarcoma e componente epitelial de carcinoma seroso. Metástase multinodular no ovário apenas do componente de carcinoma seroso.
Comentário: os carcinossarcomas (ou Tumor mülleriano misto maligno) são neoplasias de caráter agressivo e que com certa frequência se apresentam após tratamento radioterápico prévio. Há dupla diferenciação celular com aspecto carcinomatoso esarcomatoso. Este caso ilustra bem o fato comum de que as metástases são geralmente constituídas apenas pelo elemento carcinomatoso.