Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 65: 37 anos, sangramento vaginal irregular. Curetagem.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6


Descrição microscópica: mucosa endometrial apresentando diferentes aspectos morfológicos: áreas com glândulas de padrão secretor avançado (Fig. 1, 2), com sinais de colapso da mucosa (presença de corpos azuis ou “blueballs” e trombos hialinos no estroma) (Fig. 4, 5), ao lado de áreas com glândulas proliferativas (Fig.3). Notam-se ainda algumas glândulas secretoras em involução, que se mostram com a luz estrelada (Fig. 6).

Diagnóstico: Descamação irregular do endométrio (padrão morfológico sugestivo da persistência de corpo lúteo).

Comentário: o aspecto secretor avançado com áreas de colapso e de re-epitelização da mucosa por endométrio proliferativo aponta para um corpo lúteo persistente, com sangramento menstrual prolongado. Em mulheres na idade fértil deve ser sempre afastada a possibilidade de aborto.