Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 51: 38 anos com lesão cística de 10 cm de diâmetro em ovário.
Descrição microscópica: parede do cisto constituída por tecido fibroso e revestida por epitélio do tipo endometrial, focalmente com células ciliadas (Figuras 1, 2 e 3), áreas com células mucinosas do tipo endocervical(Figura 4) e mostrando atipias nucleares isoladas (Figuras 5 e 6). Abaixo do epitélio notam-se macrófagos com pigmento pardo de hemossiderina (Figuras 1 a 6).
Diagnóstico: Cisto endometrióide do ovário, com metaplasia mucinosa e atipia celular focal, reacional.
Comentário:a endometriose ovariana geralmente se apresenta como cisto de parede espessa, com conteúdo pardo-hemorrágico, conhecido como cisto achocolatado. Do ponto de vista histológico apresenta epitélio endometrial, com variada metaplasia, estroma endometrial e macrófagos com hemossiderina. Dos 3 componentes, pelo menos dois são necessários para se firmar o diagnóstico de endometriose. A atipia celular focal é achado relativamente comum nos cistos endometrióides.
OBS: caso gentilmente fornecido pelo Dr. Antonio Augusto Vital Brazil.