Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 43: 40 anos, dor pélvica e à laparoscopia foram encontradas vesículas hemáticas no peritônio pélvico.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6


Descrição microscópica: Peritônio apresentando transformação decidual e glãndulas hipotróficas (Figuras 1, 2, 3 e 4), algumas dilatadas e revestidas por epitélio achatado. Focalmente nota-se estroma muito edemaciado (Figuras 5 e 6).

Diagnóstico: Endometriose no peritônio pélvico com decidualização e glândulas hipotróficas, secundárias ao tratamento com progesterona.

Comentário: a transformação decidual pode ocorrer tanto na mucosa endometrial como nos focos de endometriose, como no presente caso. As áreas decidualizadas são amplas e as glândulas de permeio, com epitélio baixo, podem ser confundidas com vasos (Figuras 5 e 6), dificultando o diagnóstico de endometriose, com alterações secundárias ao tratamento hormonal.