Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 43: 40 anos, dor pélvica e à laparoscopia foram encontradas vesículas hemáticas no peritônio pélvico.
Descrição microscópica: Peritônio apresentando transformação decidual e glãndulas hipotróficas (Figuras 1, 2, 3 e 4), algumas dilatadas e revestidas por epitélio achatado. Focalmente nota-se estroma muito edemaciado (Figuras 5 e 6).
Diagnóstico: Endometriose no peritônio pélvico com decidualização e glândulas hipotróficas, secundárias ao tratamento com progesterona.
Comentário: a transformação decidual pode ocorrer tanto na mucosa endometrial como nos focos de endometriose, como no presente caso. As áreas decidualizadas são amplas e as glândulas de permeio, com epitélio baixo, podem ser confundidas com vasos (Figuras 5 e 6), dificultando o diagnóstico de endometriose, com alterações secundárias ao tratamento hormonal.