Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 40: 57 anos, tumor de ovário, com 8 cm de diâmetro, superfície externa lisa e superfície de corte multiloculada, apresentando lojas císticas com conteúdo mucinoso e pelos.
Descrição microscópica: parede do cisto constituída focalmente por epitélio escamoso corneificado, com folículos pilosos (Fig. 1, 2) e em extensas áreas por epitélio mucinoso atípico (Fig. 3, 4), formando glândulas em arranjo cribriforme e infiltrativo (Fig. 5, 6).
Diagnóstico: Adenocarcinoma mucinoso em Teratoma Maduro do ovário ou Teratocarcinoma.
Comentário: o extenso componente de adenocarcinoma mucinoso neste caso mostrou-se positivo para CK20 e negativo para CK7 pela imunoistoquímica. Este perfil de reação caracteriza as neoplasias do trato gastro-intestinal, diferente das de origem mülleriana, encontradas nas neoplasias epiteliais do ovário, que são geralmente CK7 positivo e CK20 negativo. Como é um tumor de origem germinativa, o adenocarcinoma mucinoso originou-se no componente intestinal do teratoma, explicando o perfil imunoistoquímico encontrado. Este caso demonstra que nem todos os tumores mucinosos do ovário com CK7 negativo e CK20 positivo são metastáticos no ovário, podendo ser originados a partir de um teratoma.