Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 39: 23 anos, citologia NIC I, lesão no colo uterino que foi biopsiada.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5


Descrição microscópica: processo inflamatório com proliferação papilífera da mucosa cervical (Fig. 1, 4, 5) que mostra áreas de metaplasia escamosa imatura do epitélio endocervical (Fig. 2, 3) e rara atipia coilocitótica (Fig. 5).

Diagnóstico: Variante papilífera da Neoplasia intraepitelial cervical de grau I, ou Condiloma Imaturo ou Metaplasia escamosa imatura papilífera.

Comentário: A presença de coilócitos depende da boa diferenciação do epitélio para queratinócitos. No caso, o aspecto morfológico é de um epitélio metaplásico imaturo, sem diferenciação completa para queratinócito, o que dificulta o aparecimento de coilócitos, que são encontrados apenas focalmente. O epitélio imaturo pode ser confundido com NIC III, porém a falta de mitoses e de atipia acentuada auxiliam no diferencial. Este aspecto caracteriza uma variante morfológica rara da lesão de NIC I.