Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 32: 46 anos, sangramento irregular e piometra. Submetida à curetagem endometrial.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5


Descrição microscópica: mucosa endometrial apresentando exsudato inflamatório purulento (Figuras 1 e 2) e células cornificadas de permeio (Figura 3). Um dos fragmentos mostra epitélio glandular substituído por epitélio escamoso atípico, com blocos celulares que invadem o estroma (Figuras 4 e 5).

Diagnóstico: Carcinoma epidermóide do colo uterino associado a endometrite aguda purulenta com “ictiose uteri”. O carcinoma epidermóide de endométrio existe, porém é raro e sempre temos que descartar a possibilidade de carcinoma primário do colo uterino. Interpretamos este caso como carcinoma epidermóide do colo uterino que levou à estenose do canal cervical, favorecendo a endometrite, com conseqüente metaplasia escamosa da mucosa endometrial, conhecida como icitiose uteri.