Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 26: 52 anos. História de 2 ressecções prévias na vulva e fossa ísquio-retal. Atualmente com tumoração com 10x9,5x3 cm, superfície de corte nodular, brilhante e mal delimitada.
Descrição microscópica: aspecto mixóide com fibroblastos ou miofibroblastos fusiformes, sem pleomorfismo e sem mitoses (Figuras 1 e 2), com proliferação de vasos de médio calibre, com parede muscular, e vasos delicados (Figuras 3 e 4). Os limites são infiltrativos e invade o tecido adiposo adjacente (Figura 5).
Diagnóstico: Angiomixoma agressivo.
Obs: Este tumor ocorre no tecido subcutâneo, é localmente agressivo e pode comprometer a vagina e a região glútea. O aspecto infiltrativo não é sempre observado à macroscopia, porém na microscopia é evidente. A evolução é com recidivas, mesmo depois de muitos anos, e metástase não é descrita.