Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 19: 50 anos, lesão polipóide ocupando toda a cavidade endometrial, medindo 12,5X8,5 cm, aderida ao fundo uterino, pardacenta, brilhante, em áreas com aspecto gelatinoso, invadindo todo o miométrio até a serosa.
Descrição microscópica: Neoplasia do corpo uterino constituídapor células semelhantes ao estroma endometrial, com crescimento polipóide na cavidade e contornos infiltrativos (Fig 1, 2, 3), invadindo toda a espessura do miométrio e também a luz vascular (Fig 4). A vascularização da neoplasia é semelhante à do estroma endometrial, com arteríolas espiraladas. No interior da massa neoplásica, há acentuado edema, fibrose e degeneração mixóide (Fig 5, 6), o que contribui para o aspecto gelatinoso observado à macroscopia.
Diagnóstico: Sarcoma do estroma endometrial de baixo grau, polipóide na cavidade endometrial, com extensas áreas fibro-mixóides. Invasão vascular e de toda a espessura do miométrio pela neoplasia.