Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 14 - 42 anos, tumor cístico de 28X24 cm de diâmetro em ovário. Superfície externa lisa e superfície de corte apresentando cavidade cística com papilas em várias áreas.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6


Descrição microscópica: Neoplasia epitelial caracterizada pela formação de papilas complexas, revestidas por epitélio do tipo seroso, estratificado em várias camadas (Fig 1, 2), parecendo que se soltam para a luz do cisto focalmente (Fig 3, 4). As atipias celulares são leves a moderadas (Fig 6), com raras figuras de mitose. As hastes das papilas estão livres de invasão; há glândulas no estroma de algumas papilas que podem ser confundidas com invasão, porém não há reação tecidual adjacente (Fig 5).

Diagnóstico: Tumor seroso papilífero “borderline” do ovário. Superfície externa do ovário livre de crescimento neoplásico.