Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.
Caso 2 - Paciente de 48 anos com tumor de ovário direito. Peça cirúrgica constituída por tumor cístico com 10 cm de diâmetro, multiloculado do ovário, com superfície externa lisa.
Descrição microscópica:Notar o aspecto variado do epitélio mucinoso de revestimento, ora liso em monocamada de células, ora serrilhado e estratificado (Fig. 1, Fig. 2 e Fig. 3). A atipia celular varia de leve a intensa (Fig. 4, Fig. 5 e Fig. 6), com figuras de mitose, o que faz o diagnóstico de carcinoma intraepitelial. Na presença do carcinoma intraepitelial, há necessidade de maior amostragem do tumor, para exame mais cuidadoso, na justificativa de se afastar a possibilidade de área de adenocarcinoma francamente invasor.
Diagnóstico: Tumor mucinoso “borderline” do tipo intestinal, com áreas de carcinoma intraepitelial.
Os tumores mucinosos “borderline” do tipo intestinal geralmente se apresentam com um gradiente de aspectos histológicos e podemos encontrar em uma mesma neoplasia: áreas de adenoma, de tumor “borderline” e de adenocarcinoma.