Departamento de Anatomia Patológica

Patologia Ginecológica

         Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.



Caso 2 - Paciente de 48 anos com tumor de ovário direito. Peça cirúrgica constituída por tumor cístico com 10 cm de diâmetro, multiloculado do ovário, com superfície externa lisa.


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6


Descrição microscópica:Notar o aspecto variado do epitélio mucinoso de revestimento, ora liso em monocamada de células, ora serrilhado e estratificado (Fig. 1, Fig. 2 e Fig. 3). A atipia celular varia de leve a intensa (Fig. 4, Fig. 5 e Fig. 6), com figuras de mitose, o que faz o diagnóstico de carcinoma intraepitelial. Na presença do carcinoma intraepitelial, há necessidade de maior amostragem do tumor, para exame mais cuidadoso, na justificativa de se afastar a possibilidade de área de adenocarcinoma francamente invasor.

Diagnóstico: Tumor mucinoso “borderline” do tipo intestinal, com áreas de carcinoma intraepitelial.

Os tumores mucinosos “borderline” do tipo intestinal geralmente se apresentam com um gradiente de aspectos histológicos e podemos encontrar em uma mesma neoplasia: áreas de adenoma, de tumor “borderline” e de adenocarcinoma.