Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 141: 15 anos, tumor volumoso de ovário esquerdo, medindo 38x29 cm nos maiores eixos, com superfície externa lisa. À superfície de corte, área cística com conteúdo mucinoso e duas áreas sólidas com 2,5 cm de diâmetro.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5




Figura 6




Figura 7


Descrição microscópica: Cisto revestido por epitélio mucinoso com gradiente de aspectos morfológicos: sem atipia (Fig. 1), com proliferação epitelial papilífera (Fig.2), com áreas com acentuada atipia e mitoses do carcinoma intraepitelial (Fig. 3, 4) e áreas de invasão com acentuada atipia (Fig. 5, 6, 7). O tipo de invasão é expansivo e ocupa mais de 5 mm de diâmetro.

Diagnóstico: Adenocarcinoma mucinoso moderadamente diferenciado do ovário esquerdo com gradiente de aspectos morfológicos: adenoma, tumor mucinoso borderline, borderline com carcinoma intraepitelial e adenocarcinoma com invasão do tipo expansivo. Superfície externa livre de neoplasia.

Comentário: apesar de raro, o adenocarcinoma mucinoso pode ser encontrado em crianças e adolescentes. Neste caso, o foco de carcinoma estava nas áreas sólidas, que eram pequenas em relação ao grande volume tumoral.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/