Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 131: 48 anos, faz tratamento há vários anos por anemia aplástica e apresentou nódulo em região vulvar em 2012. Foi tratada com cirurgia e radioterapia e vem apresentando recidivas da lesão vulvar em 2013, 2014 e 2016.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5




Figura 6



Descrição microscópica: Neoplasia maligna constituída por células epiteliais escamosas, moderadamente diferenciadas (Fig. 1, 2). No seguimento houve recidivas da lesão, que se mostraram menos diferenciadas, com aspecto papilífero (Fig. 3), com células menores, caráter desmoplásico e francamente infiltrativo (Fig. 4, 5, 6).

Diagnóstico: Carcinoma epidermóide da vulva, mostrando variação do grau de diferenciação: de moderadamente diferenciado para pouco diferenciado, durante a evolução da lesão com recidivas.

Comentário: Trata-se de caso com evolução com recidivas, que pode estar associado ao estado imunológico prévio da paciente. Podemos também discutir a hipótese de que o tratamento radioterápico possa ter selecionado um clone celular mais agressivo, associado à evolução.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/