Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 127: 35 anos, gestante com tumor sólido-cístico de ovário direito com 20x13 cm nos maiores eixo e superfície externa lisa.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5




Figura 6




Figura 7



Descrição microscópica: neoplasia mucinosa do ovário com extensa área de necrose (Fig.1), revestida por epitélio mucinoso intestinal, com células caliciformes sem atipias (Fig.2) e focalmente com atipia celular acentuada (Fig.3). Notam-se focos de invasão do estroma do tipo infiltrativo, com células em anel de sinete (Fig. 4, 5). No parênquima ovariano há áreas nodulares de luteinização, secundárias à gestação. O perfil imuno-histoquímico demonstrou: CK7 e CK20 positivo focal, CDX2 positivo nuclear difuso e PAX-8 positivo (Fig. 7).

Diagnóstico: Adenocarcinoma mucinoso bem diferenciado no ovário direito.

Comentário: O diagnóstico de adenocarcinoma mucinoso no ovário é geralmente um desafio para o patologista. O aspecto morfológico e o perfil imuno-histoquímico neste caso não conseguem diferenciar entre adenocarcinoma mucinoso primário ou metastático no ovário. Aspectos que sugerem metástase: a extensa necrose tumoral de aspecto sujo, o padrão de invasão infiltrativo, a presença de células em anel de sinete. Aspectos que sugerem primário do ovário: o grande volume, a unilateralidade, superfície externa lisa, gradiente de aspectos morfológicos dentro da neoplasia. O perfil imuno-histoquímico também não consegue diferenciar entre primário e metástase, pois há sobreposição de resultados. O diagnóstico final deve ser anátomo-clínico, com avaliação de história clínica e diagnóstico por imagem.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/