Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 126: 42 anos, sangramento irregular. Curetagem.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5




Figura 6




Figura 7



Descrição microscópica: mucosa endometrial de padrão secretor, com glândulas de luz estrelada e áreas de decidualização do estroma (Fig. 1,2,3,4,5). Não são observadas vilosidades coriais, porém focalmente notam-se células isoladas do sinciciotrofoblasto (Fig. 6 e 7).

Diagnóstico: Material de aborto com endométrio gestacional e raros agrupamentos de células do trofoblasto.

Comentário: A mucosa endometrial tem aspecto secretor, com glândulas que já atingiram o máximo da secreção e estão parcialmente absorvidas, com contorno estrelado da luz e áreas de decidualização do estroma. Estes aspectos são sugestivos da persistência de corpo lúteo ou uso de hormônio progestacional exógeno. Entretanto, na idade fértil sempre deve ser afastada a possibilidade de gestação. Neste caso, embora não existam vilosidades coriais, as células trofoblásticas confirmam a gravidez.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/