Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 125: 41 anos, tumor de ovário bilateral, com crescimento para a superfície externa e com implantes na cavidade peritoneal.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5




Figura 6



Descrição microscópica: neoplasia de caráter cístico e papilífero, crescendo tanto dentro como na superfície do ovário (Fig.1), apresentando células com atipia leve, monótonas, com raras figuras de mitose e vários corpos psamomatosos (Fig. 2, 3, 4, 5). Na Fig.6 nota-se o implante da neoplasia no peritônio pélvico.

Diagnóstico: Adenocarcinoma seroso de baixo grau bilateral dos ovários com crescimento para a superfície externa do ovário e implantes peritoniais.

Comentário: O adenocarcinoma seroso de baixo grau é neoplasia incomum e anteriormente denominado de adenocarcinoma seroso bem diferenciado. Apresenta núcleos mais uniformes, com pouca atipia e as mitoses são raras. A sua via de patogênese é diferente do adenocarcinoma seroso de alto grau e está associada ao tumor seroso “borderline” do ovário.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/